top of page

Projeto “Brás: Memórias e Desmemórias de uma São Paulo Precária”

Em andamento

       O projeto BRÁS: MEMÓRIAS E DESMEMÓRIAS DE UMA SÃO PAULO PRECÁRIA, da Cia O Grito, foi contemplado pela 34ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo e está diretamente ligado ao nosso trabalho de residência artística realizado desde 2015  na Casa Restaura-me, instituição que presta assistência a pessoas em situação de rua, localizada no bairro do Brás e que, atualmente, nos sedia.

      No decorrer dos anos em que atuamos dentro da Casa Restaura-me, apuramos nosso olhar para as questões do contexto da rua e as problematizações delas decorrentes. Percebemos que as questões da instituição se espelham nas questões do bairro do Brás, que por sua vez refletem questões da própria cidade de São Paulo. Passamos então a ver a Casa Restaura-me como um simulacro do Brás e o Brás como um simulacro de São Paulo. O então projeto busca, em síntese, investigar esses simulacros por intermédio de linguagens interventivas e a partir de quatro eixos-temáticos que versam sobre problemáticas que constantemente nos deparamos nesses anos de pesquisa.

     O objetivo principal do projeto “Brás: Memórias e Desmemórias de uma São Paulo precária” é a continuidade e aprofundamento da linha de pesquisa da Cia O Grito na nossa residência artística na Casa Restaura-me. Para tanto, foi proposto a realização de quatro workshops abertos ao público com um produto cênico ao final de cada processo, sendo cada um dos quais coordenados por um diretor convidado que trabalhará uma linguagem estética que corrobora com a nossa pesquisa:

  • Memórias e Desmemórias a partir da linguagem do Audiotour

      Orientação de Beatriz Cruz.

 

 

 

  • Precarização do Trabalho a partir da linguagem do Teatro Épico

      Orientação de Eugênio Lima.

  • Fluxos Migratórios a partir da linguagem da Itinerância

      Orientação de Patrícia Gifford.

  • Gentrificação a partir da linguagem do Teatro de Rua

      Orientação de Rafaela Carneiro.

     Também está previsto a criação de um espetáculo-interventivo que sintetize todo o processo  de pesquisa, assim como a publicação de uma revista com o processo criativo e investigativo da companhia.  O projeto prevê ainda a circulação do espetáculo Diana, Luana  de modo a abranger também o público infanto-juvenil.

COMPANHIA O GRITO

  • Instagram - White Circle
  • w-facebook
bottom of page